Siriri é Notícia no G1 Sergipe

Feira é lugar de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

Ação do programa DST/AIDS ocorreu neste domingo em Siriri (SE).
Foram realizados 23 testes de HIV e 11 de Sífilis.

O domingo (19) foi de prevenção na feira do município de Siriri (SE), localizado na Região do Leste Sergipano.  A ação, fruto da parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) com a Secretaria Municipal da Saúde, fez um alerta sobre a necessidade de usar os  recursos disponíveis para combater às doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o gerente do programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Almir Santana, a unidade móvel disponibilizou aos feirantes e consumidores alguns testes rápidos. Foram realizados 23 testes de HIV, sem reagentes, e 11 exames de Sífilis, com um reagente.

“No caso da sífilis, priorizamos as mulheres grávidas. A senhora que o exame deu reagente foi encaminhada à unidade básica de saúde do município para iniciar o tratamento imediato”, informa o médico Almir Santana.

Enquanto os atendimentos ocorriam, uma bandinha de frevo circulava pela cidade, na companhia do "Camisildo", fazendo a distribuição de preservativos . “Nossa ação integra a prevenção com a testagem”, observa o médico.

Almir Santana, programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) (Foto: Programa DST/AIDS/SE)
O médico Almir Santana, gerente do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) (Foto: Programa DST/AIDS/SE)

Dados
Segundo dados do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), o primeiro caso de HIV em Sergipe foi registrado em 1987 e, desde então, os números cresceram, apesar das campanhas de alerta. Atualmente são 5.543 casos no estado.

No caso das Sífilis, há uma estimativa de 300 casos por ano em crianças. E na avaliação do médico Almir Santana, o número poderia ser menor ser não houvesse falhas durante o pré-natal. “Muitas mulheres grávidas demoram para fazer o teste”, conta.

Fonte: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2017/02/feira-e-lugar-de-prevenca...

Praça Dr Mário Pinotti,306 - - Siriri/SE - (79)3297-1232 -