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Medicamentos de Alto Custo e/ou Judicial

 

O que são os medicamentos de Alto Custo?
São medicamentos que fazem parte da Atenção Secundária à Saúde. Esses medicamentos atendem pessoas com doenças raras, ou usam medicamentos mais caros ou ainda para situações que não foram resolvidas com medicamentos mais simples.

Quais são os serviços oferecidos?
São oferecidos os serviços de entrega de medicamentos para os pacientes devidamente autorizados, com entrega na farmácia do município. Os farmacêuticos e atendentes respondem dúvidas. No primeiro atendimento, os farmacêuticos prestam orientação sobre como usar e guardar os medicamentos.

Quais são os medicamentos de Alto Custo que estão disponíveis e quem pode ter acesso a esses medicamentos?
Os medicamentos disponíveis são escolhidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde de Siriri/SE. Todos os medicamentos têm um protocolo que diz quais os critérios, documentos e exames para que o paciente possa receber o tratamento. Todas as pessoas que apresentam esses documentos e exames, seja do sistema público ou privado de saúde, podem receber esses medicamentos, caso estejam de acordo com o protocolo clínico da doença.

Em quais locais eu devo retirar o meu medicamento?

  • Clínica de Saúde Sagrada Família - atende pessoas que moram no município (sede e povoados);

 

Como eu retiro meu medicamento?
A primeira etapa para fazer a retirada do seu medicamento é o agendamento do atendimento de cadastro.  O agendamento do atendimento de cadastro será na unidade de farmácia que atende o seu comprovante de residência. No dia e horário agendado o paciente deve comparecer com os documentos obrigatórios:

  • Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME) preenchido pelo médico;
  • Prescrição (receita); Relatório médico;
  • Documentos de identificação (RG ou certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência);
  • Demais exames e documentos exigidos nos protocolos clínicos;

Para os pacientes incapazes ou nos casos de cadastramento de representantes, devem ser apresentados a identidade e a Declaração Autorizadora devidamente preenchida

Depois do cadastro, o paciente precisa esperar por uma avaliação feita por farmacêuticos e equipe da secretaria de saúde de Siriri. A avaliação é feita para conferir se o caso do paciente se encaixa ao protocolo do medicamento. Se estiver faltando algum documento ou se o paciente não for autorizado, ele será informado por telefone ou presencialmente.

Se tudo estiver correto, a entrega do medicamento será liberada e o paciente será comunicado para ir até a farmácia para uma consulta farmacêutica, onde receberá informações, poderá tirar dúvidas e receber o seu medicamento.
Alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira e para que eles não estraguem no caminho entre a farmácia e a casa do cidadão, é necessário levar uma caixa de isopor ou bolsa térmica na hora de retirar o medicamento.
Para a entrega de alguns tipos de medicamentos ou em caso de algumas doenças específicas, como por exemplo, dor crônica e pessoas que precisam de medicamentos para transplante, não há necessidade de agendamento.
Para saber se seu medicamento se encaixa nesta situação, basta perguntar no atendimento telefônico pelo Disque Saúde 136.

Por que é importante manter o meu cadastro ativo?
É pelo acesso às informações do cadastro que entramos em contato com o paciente. Caso o cadastro esteja desatualizado ou com informações incorretas, a comunicação acaba sendo prejudicada.

IMPORTANTE: É necessário renovar o seu processo a cada seis meses para continuar retirando o medicamento e mantendo o cadastro ativo. Para renovar o seu processo é preciso realizar a entrega do LME, receita médica válida e exames de monitoramento quando solicitados.

Os pacientes que não renovarem seus cadastros em até 180 dias terão que reiniciar todo o processo desde o agendamento. Sem o cadastro ativo o paciente não consegue receber o medicamento.