Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal da Saúde

Você está aqui

A Secretaria Municipal de Saúde de Siriri, em resposta aos questionamentos realizados pelo nosso parlamentar Diorgenes Barbosa em sua rede social, vem, por meio deste, esclarecer à população em geral que, considerando o PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO, EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA APS NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SUSPEITA OU INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS e a notas técnicas emitidas pela Anvisa que:

“O uso de jalecos descartáveis e óculos de proteção são indicados em casos de realização de procedimentos que gerem risco de respingo de sangue, secreções ou excreções.”

Deste modo, cada profissional de saúde possui jaleco que deve ser utilizado pelos mesmos, visto que foram disponibilizados pela gestão antes mesmo do Covid. Em setores como recepção, marcação e outros admite-se o uso de máscara cirúrgica como equipamento indicado a esses profissionais, o que já ocorre. O uso de jalecos descartáveis de forma irracional e desnecessária pode levar a um gasto desnecessário de recurso público, uma vez que, como demonstrado, o seu uso não é recomendado.

Acerca do álcool em gel, esclarece que o mesmo é reposto com frequência e que, além disso, a Clínica de Saúde da Família Sagrada Família conta com dois banheiros acessíveis logo na entrada desta, com 3 pias cada, assim como sabonete líquido e papel toalha, disponíveis para a lavagem das mãos, há também uma sinalização no chão desta Clínica, que indica e orienta para que esta lavagem seja realizada; vale ressaltar que, segundo as recomendações da OMS, a lavagem das mãos é mais eficaz no combate ao covid-19 do que o uso do álcool em gel 70%, uma vez que este só deve ser utilizado na ausência da possibilidade da lavagem de mãos.

Quanto à aferição de temperatura corporal na entrada da clínica, esclarecemos que não existe nota técnica ministerial nem estadual que oriente acerca desse procedimento para entradas em unidades básicas de saúde; porém, adiantamos que estamos em processo de aquisição destes aparelhos de medição de temperatura corporal a laser sem toque.

Sobre o quadro de vigias, esclarecemos também que a gerência da Unidade informa que o servidor encontra-se em seu local de trabalho durante todo o expediente. Com relação a ausência da secretária na Secretaria no turno da manhã, também referida, esclarece que a mesma esteve em reunião na prefeitura para tratar de assuntos pertinentes ao combate ao covid-19, tais como: aquisição de equipamentos e acerca dos recursos disponíveis ao nosso município, através de repasses federais e emendas parlamentares.

Por fim parabeniza vossa senhoria pelo serviço de fiscalização, pois entende que a função principal do vereador é exatamente esta: representar os interesses da população perante o poder público. A Secretaria de Saúde está à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Siriri


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 03/06/2020 10:54

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIRIRI
Praça Dr Mário Pinotti,306 - Centro - Siriri/SE - (79)3297-1232 - gabinete@siriri.se.gov.br