Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Início / Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF

Tipo: 
Programas
Metas: 

O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Indicadores: 

O PAIF é cofinanciado pelo Governo Federal via fundo a fundo, e constitui ação continuada desde 19 de maio de 2004. Tal ação é importantíssima para uma ação conjunta (usuário-técnico-politicas sociais) que busque minimizar as situações de vulnerabilidades sociais das famílias, através do fortalecimentos de vínculos e do desenvolvimento de habilidades por meio de suas próprias habilidades. Para tanto é imprescindível que a rede socioassitencial funcione de forma inter e multidisciplinar, e que os recursos não faltem, pois não existe politicas publicas sem recursos financeiros.

Resultados: 

A autonomia das famílias acompanhadas, por meio de do trabalho de uma rede socioassistencial que lhe permita o desenvolvimento de para uma vida sem riscos e longe de situações de vulnerabilidades.